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Check List: As características de cada ambiente

Check List: As características de cada ambiente        Quando falamos em construção de credibilidade, é importante que o médico esteja atento e monitore o ambiente a sua volta. Monitorar os ambientes do marketing médico é importante para que ele perceba mudanças que vão alterar ou impactar de alguma forma o seu trabalho, o seu consultório ou clínica. E quando falamos em ambiente, este pode ser dividido em três esferas específicas: macroambiente, microambiente e ambiente interno. Veremos a seguir as principais características de cada ambiente e por que é importante estar atento a eles.


No macroambiente, teremos:

a) Aspectos que estão distantes da prática médica e sempre ficam fora do alcance dos médicos. Ou seja, o máximo que os médicos podem fazer neste caso é acompanhar de longe suas mudanças.
b) São aspectos econômicos, sociais, culturais e até tecnológicos que cedo ou tarde vão impactar na prática médica.
c) Aspectos políticos também devem ser considerados. Imagine uma nova legislação que muda a maneira de atuar do médico.
d) Estes elementos, aparentemente distantes do dia a dia do consultório, podem representar grandes mudanças no futuro. Por isso, o médico que os acompanha e os relaciona com o seu trabalho pode se antecipar às mudanças e não será pego de surpresa.

No microambiente, teremos:

a) Aspectos que também estão fora do controle dos médicos, porém são fatores diretamente ligados à Medicina. Por exemplo, a concorrência de uma determinada especialidade, o lançamento de novos medicamentos ou de um novo código de ética profissional.
b) Neste caso, o profissional de saúde não apenas observa passivamente. Ele tem algum poder para se adaptar e implementar mudanças na sua maneira de agir mais rapidamente.
c) No microambiente, encontraremos aspectos que atingirão o médico em pouco tempo, ao contrário do macroambiente, onde as mudanças só se refletem no dia a dia do profissional a médio e longo prazo.

No ambiente interno, teremos:

a) O ambiente interno inclui basicamente o consultório ou clínica onde o profissional atua e é um dos mais importantes para o marketing médico e para a construção da credibilidade.
b) Neste ambiente, o médico deve estar atento a elementos como o atendimento dos colaboradores, os equipamentos e a qualidade percebida pelos pacientes.
c) A grande diferença deste ambiente é que aqui os médicos têm o poder de mudança. Enquanto no macro e no microambiente, quase sempre o médico pode apenas observar e se preparar para as mudanças, aqui ele pode agir imediatamente, assim que identifica um problema ou uma oportunidade.
d) No ambiente interno, o médico pode modificar seus objetivos, seus equipamentos, seu modelo de atendimento e tudo o que está ligado ao serviço para que possa aumentar a qualidade, atraindo mais clientes e obtendo um diferencial no mercado. Isso é importante, principalmente, porque são poucas as clínicas ou consultórios que conseguem acompanhar a necessidade quase que diária por atualizações.
As opiniões emitidas nesta publicação são de seus atores e não refletem necessariamente as opiniões e recomendações da Bayer.
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Última Atualização: 2016

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