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Checklist: Sua vida anda equilibrada?

Checklist: Sua vida anda equilibrada? Nas finanças:

A falta de dinheiro e os problemas financeiros são responsáveis por boa parte dos problemas de estresse e afetam, consideravelmente, a qualidade de vida. Muitos médicos, por não possuírem conhecimentos administrativos e gerenciais, acabam ficando com suas finanças desorgani­zadas nos seus negócios. Isso gera preocupação constante e dores de cabeça.

Quando coloca em dia a sua saúde financeira (incluindo a do consultório), o profissional evita um estresse cons­tante na sua rotina. A preocupação em como lidar com o dinheiro, muitas vezes, atrapalha a concentração do médico. Contudo, se ele quiser buscar uma forma, por conta própria, de administrar suas finanças, pode começar com tarefas simples, tais como:

Crie uma planilha mensal de controle do dinheiro que entra e sai do consultório;

Discipline-se a manter esta planilha atualizada e oriente sua secretária para auxiliá-lo nesta tarefa;

Organize as contas e evite pagá-las depois da data de vencimento;

Converse com o seu gerente do banco sobre possíveis in­vestimentos que poderiam ser feitos com o seu dinheiro;

Para descontrair:

O ritmo acelerado em que vivemos nos transfere uma impressão de que as 24 horas do dia são insuficientes para cumprir todas as nossas responsabilidades e preocupações. Esta sobrecarga de atribulações é um dos principais fatores para o estresse de muitos médicos. É preciso ter em mente que reservar um tempo para a família, para os amigos, para relacionamentos e, exclusivamente, para si próprio é fundamental para viver bem e evitar problemas emocionais e físicos.

Deixe, mesmo que por alguns instantes, a rotina e as obrigações de lado e reflita sobre os seus conflitos externos e internos;

Tenha um espaço agradável e confortável em sua casa, com o qual você sinta uma iden­tificação pessoal;

Marque encontros com amigos para trocar ideias;

Faça alguma atividade artística;

Sonhe e fantasie bastante;

Afaste o tédio, assistindo boas comédias;

Aprecie o pôr-do-sol;

Brinque com seus filhos;

Prepare um jantar romântico;

Faça um curso, apenas por hobby;

Para manter-se saudável:

O bem-estar físico, em grande parte das vezes, depende de motivação. Uma pessoa desmoti­vada, sem ânimo para o trabalho ou para solucionar problemas pessoais, tende a sofrer distúrbios emocionais que, com o passar do tempo, se refletem na sua qualidade de vida. Ser uma pessoa motivada é estar sempre pronto a agir, seja para resolver um problema ou para realizar alguma tarefa necessária ou desejada. De nada adianta querer alcançar o bem-estar físico sem motivar-se a comer bem ou fazer atividades físicas.

Não reclame de tudo. Se os problemas surgi­rem, resolva-os da melhor maneira possível sem perder tempo resmungando ou praguejando.

Persevere no que deseja realizar. Se determinar mudanças no consultório, acompanhe estas atividades e invista para que elas se concretizem.

Delegue tarefas aos funcionários. Isso não significa que eles devem fazer tudo sozinho. Supervisione e oriente as ações, mostran­do-se interessado.

Elogie os funcionários. Isso faz com que eles se sintam motivados.

Boa alimentação

A busca pelo sucesso profissional e pessoal faz com que os médicos negligenciem a sua principal fonte de energia: a alimentação. É preciso aprender a repor a energia que o desgaste físico e emocional do dia-a-dia acarreta. Uma boa dica para ter qualidade de vida é consumir alimentos in natura, que geram o que se chama de "energia limpa", como castanhas, mel, frutas, óleos vegetais extraídos a frio (azeite de oliva e de gergelim), verduras e legumes.

Atividades físicas

Dez entre dez médicos recomendam a prática de exercícios físicos. Contudo, muitas vezes, com as atribulações da vida, essa recomendação deixa de ser seguida pelos próprios profissionais. Praticar exercícios físicos não significa preparar-se para se tornar um atleta ou correr uma maratona. A simples rotina de uma caminhada até o trabalho, subir escadas em vez de usar o elevador e alongar-se no ambiente de trabalho já traz benefícios a quem a pratica.

As opiniões emitidas nesta publicação são de seus atores e não refletem necessariamente as opiniões e recomendações da Bayer.
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Última Atualização: 2016

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