dcsimg Checklist - 15 passos para construir uma boa imagem - Bayer Vet | Bayer
Você está em: Skip Navigation Links Home > Gestão de Carreiras >

Checklist: 15 passos para construir uma boa imagem

Checklist: 15 passos para construir uma boa imagem

Uma sólida formação teórica e a bagagem profissional contam muito, mas não representam todos os fatores geradores de sucesso. Saber trabalhar sua imagem e entender a melhor forma de vender sua ''marca'' também faz toda a diferença. Veja alguns cuidados básicos para melhorar o seu marketing pessoal.

1) Boa postura

Para um profissional de reputação impecável e conduta ilibada, os cuidados com a postura devem ser constantes. A boa aceitação entre os seus pacientes depende em grande parte da credibilidade e da confiança transmitidas nos momentos de interação com eles.

2) Quem não se comunica...

Comunicação não é apenas para profissionais de Publicidade, Marketing ou Jornalismo. Dialogar bem com o público é fundamental em qualquer carreira. O médico precisa se comunicar bem com pacientes, funcionários e colegas de profissão.

3) Invista na sua formação

Um profissional que não frequenta congressos, cursos e palestras e nem está atento a publicações especializadas corre o risco de perder clientes e boas oportunidades. A formação continuada não é futuro e, sim, presente.

4) Dê atenção ao seu networking

Uma rede de relacionamento profissional é algo que deve ser sempre cultivado. Dê telefonemas, responda a e-mails, mantenha contato com os colegas que também atendem seus pacientes e construa uma relação de confiança com as pessoas.

5) Cuide da sua saúde

Pode parecer óbvio, mas acontece que muitos médicos simplesmente não cuidam da sua própria saúde como deveriam. Um profissional com aparência saudável, andar firme e olhar decidido e vigoroso passa segurança para pacientes e funcionários.

6) Veja a vida de maneira positiva

Ter uma atitude positiva e pró-ativa é determinante para surgirem boas oportunidades. O mau humor e a agressividade afastam as pessoas e tornam ásperos os relacionamentos, criando obstáculos.

7) Organização total

O profissional que não preza pela organização tem sua credibilidade afetada. Esquecer compromissos, chegar atrasado ou não retornar telefonemas importantes são atitudes que minam a credibilidade e a imagem de qualquer um.

8) Seja detalhista e tenha um contato sólido com o paciente

Imagine um médico que não lembra de detalhes importantes do tratamento ou troca o nome do paciente. São deslizes que podem acontecer, mas para quem foi ''vítima'' de um lapso desses, a impressão é que o profissional não dá a mínima para o seu paciente.

9) Mostre-se confiante

Há pessoas que parecem estar sempre com medo da vida. Outras são tão confiantes que isso as transforma em arrogantes e prepotentes. Nem um extremo nem outro. Bons profissionais conhecem suas capacidades e limitações.

10) Divulgue-se

Um profissional de sucesso precisa de ações para divulgar seu trabalho. Um exemplo é o médico que divulga artigos seus em revistas.

11) Seja humilde

Ser humilde é saber exatamente das suas capacidades e das suas limitações e entender que nenhum sucesso ou fracasso depende apenas de você. É admitir que sem outras pessoas que passaram pela sua vida, você não chegaria onde está.

12) Planeje o sucesso

Deixar a vida ''te'' levar pode ser muito bonito na roda de samba, mas não funciona para quem está em busca de reconhecimento. Planejando suas ações em curto, médio e longo prazo, você aumenta as chances de identificar tanto oportunidades quanto incoerências nos seus planos.

13) Mostre-se interessado e atencioso

Algumas atitudes simples podem fazer toda a diferença. Já experimentou enviar cartões de Natal ou de aniversário para os seus pacientes? Ou dar um aperto de mão caloroso ou um abraço em um paciente que encerra o tratamento e pode não retornar ao seu consultório?

14) Mostre-se ético em qualquer situação

A ética é o conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do profissional. Mais do que ser ético no seu dia a dia, é preciso mostrar que suas atitudes são sempre dentro do que se espera de um médico.

15) Não fique apenas dentro da sua ''casa''

Independente da área de atuação, nenhum profissional pode sobreviver em um mercado tão competitivo quanto o atual se não participar de atividades de sua classe. Congressos, palestras, jantares e feiras são apenas alguns exemplos de ambientes perfeitos para fazer contatos e se atualizar. Não fique preso a só o que acontece no seu consultório.

As opiniões emitidas nesta publicação são de seus atores e não refletem necessariamente as opiniões e recomendações da Bayer.
< Voltar ao índice

Última Atualização: 2016

Bookmark this page

Copyright © Bayer AG

Este site é exclusivo para Profissionais de saúde