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Como aplicar os princípios do endomarketing?

Como aplicar os princípios do endomarketing?

Para conseguir uma relação adequada com os pacientes, o médico deve, em primeiro lugar, estabelecer um bom relacionamento com os seus funcionários. Só assim a equipe poderá trabalhar de maneira satisfatória e adequada. O consultório ou clínica só pode tornar-se referência em atendimento quando suas normas mais importantes estão voltadas para o paciente. Uma boa maneira de começar é aplicando os princípios do endomarketing, ou marketing interno.

Endomarketing é o nome que se dá a ações e estratégias para fidelizar o seu funcionário. O endomarketing prega a noção de que os empregados constituem o primeiro mercado a ser trabalhado. Se o médico em seu consultório ou clínica não conseguir convencer e motivar a sua equipe sobre a qualidade do atendimento, os pacientes dificilmente terão esta percepção. A seguir, elaboramos um rápido guia para que você mude de postura e motive sua equipe:

Atitudes:

- Converse com seus colaboradores, entenda suas expectativas e seus objetivos em relação à carreira;

- Deixe claro que eles são importantes também para o sucesso do consultório. Envolva-os no processo decisório, escute o que eles têm a dizer sobre a qualidade do serviço;

- Saiba reconhecer o trabalho bem feito e cobre quando o trabalho não estiver satisfatório, mas sempre mostrando por que aquilo é importante;

- Delegue responsabilidades a sua equipe. Se você for a única pessoa responsável para resolver tudo, vai ser bem mais difícil para o seu negócio prosperar;

- Dê o exemplo. Seja um líder. Inspire sua equipe e mostre as vantagens de se desempenhar o trabalho com seriedade e competência.

Comunicação:

- Deixe sempre as regras totalmente claras e visíveis para os seus colaboradores;

- Comunique tudo o que for importante. Não permita que outros comuniquem as notícias importantes no seu lugar;

- Tenha uma política de portas abertas com a sua equipe. Dê liberdade para que os colaboradores falem com você quando for necessário;

- Não permita os boatos e fofocas. Este tipo de comunicação normalmente destrói o trabalho em equipe e prejudica o grupo. Sempre que perceber algo neste sentido, chame a todos e esclareça tudo o que precisar ser esclarecido.
As opiniões emitidas nesta publicação são de seus atores e não refletem necessariamente as opiniões e recomendações da Bayer.
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Última Atualização: 2016

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